COMEMORAÇÕES DOS 450 ANOS DA FREGUESIA DE JUNCEIRA

19-01-10

COMEMORAÇÕES DOS 450 ANOS DA FREGUESIA DE JUNCEIRA

Permalink 16:03:32, Categories: Número 12 - Janeiro 2010  

Com a presença de várias centenas de pessoas, decorreram no passado dia 13 de Dezembro as Comemorações dos 450 anos da Freguesia de Junceira, cuja cerimónia foi presidida pela Exmº Senhor Presidente da Câmara Municipal de Tomar, Dr. Corvelo de Sousa.

A efeméride teve o seu inicio pelas 09,00 horas, com uma salva de 21 foguetes de canhão para saudação à freguesia, ao que se seguiu o hastear das bandeiras, Nacional, da União Europeia, Municipal e da Freguesia, onde uma formação dos Bombeiros Municipais de Tomar prestou guarda de honra às bandeiras e o hino nacional foi interpretado pela Filarmónica da Sociedade Recreativa e Musical da Pedreira e cantado pelos alunos do Jardim de Infância e Escola do Ensino Básico da Junceira.

Pelas 10,00 horas foi celebrada missa solene na Igreja Paroquial, pelo Revº Pároco Mário Duarte, em acção de graças pela freguesia e de sufrágio pelos junceirenses falecidos, após o que houve lugar à sessão solene na qual intervieram o Presidente da Junta, Américo Pereira e o Presidente da Câmara.

Na sua alocução o Presidente da Junta depois de fazer um breve resumo histórico da freguesia e pôr em evidência a importância da Junceira no contexto do concelho e até regional, referiu que os junceirenses têm fortes razões para se orgulharem dos seus antepassados e convidou a juventude a envolver-se o mais possível em todas as questões que digam respeito à sua terra.

Por sua vez, o Presidente da Câmara, além de agradecer o convite que lhe foi formulado para presidir às cerimónias, deixou uma palavra de esperança e optimismo no que se refere ao desenvolvimento da freguesia e a promessa da melhor colaboração com o executivo da Junta recentemente eleito.

No acto estiveram ainda presentes, entre outros, o 2º Secretário da Mesa da Assembleia Municipal, os vereadores Srs. Carlos Carrão e Luís Ferreira, as Drªs Maria do Rosário e Graça Costa, o Dr. Pedro Marques, vários Presidentes de Junta das diversas Freguesias do Concelho, vários Deputados Municipais, um representante da Casa do Concelho de Tomar e os Presidentes das Colectividades da Freguesia e do Lar de S. Mateus.

Para encerrar o evento, foi servido um beberete no átrio do Lar de S. Mateus, que, além do mais, serviu de saudável convívio entre os convidados e a população.